A corrida não foi das mais empolgantes, mas o resultado dela pode ter sido de vital importância para o desfecho do campeonato desse ano ao fazer a balança pender de forma acentuada para Sebastian Vettel, que embarca para o último quarto da temporada com grande vantagem psicológica sobre Alonso.
Em Suzuka, o atual bicampeão voltou àquela velha forma que fez dele o piloto dominante em 2011. Após uma boa largada, o alemão liderou a prova de ponta-a-ponta com um carro muito superior aos demais, conforme já visto na qualificação, sendo único neste ano a vencer por duas vezes consecutivas, conquista que não seria alterada caso a hecatombe na largada não tivesse ocorrido, já que Mark Webber não mostrou condições de que alcançaria o ritmo de seu colega de equipe.
Para Alonso só resta a lamentação de ter sido eliminado de novo na primeira curva e novamente por uma Lotus, ainda que dessa vez eu entenda que a culpa pelo incidente deva recair em maior parte sobre o espanhol, que ignorou a presença de Räikkönen à sua esquerda e o toque entre ambos aconteceu com maior prejuízo para o piloto da Ferrari, que teve seu pneu traseiro esquerdo furado e abandonou a prova depois de ter tido sorte em não ser atingido por ninguém após rodar na frente de todo o pelotão.
Em Suzuka, o atual bicampeão voltou àquela velha forma que fez dele o piloto dominante em 2011. Após uma boa largada, o alemão liderou a prova de ponta-a-ponta com um carro muito superior aos demais, conforme já visto na qualificação, sendo único neste ano a vencer por duas vezes consecutivas, conquista que não seria alterada caso a hecatombe na largada não tivesse ocorrido, já que Mark Webber não mostrou condições de que alcançaria o ritmo de seu colega de equipe.
Para Alonso só resta a lamentação de ter sido eliminado de novo na primeira curva e novamente por uma Lotus, ainda que dessa vez eu entenda que a culpa pelo incidente deva recair em maior parte sobre o espanhol, que ignorou a presença de Räikkönen à sua esquerda e o toque entre ambos aconteceu com maior prejuízo para o piloto da Ferrari, que teve seu pneu traseiro esquerdo furado e abandonou a prova depois de ter tido sorte em não ser atingido por ninguém após rodar na frente de todo o pelotão.
Em evento distinto, Romain Grosjean, na ânsia de não permitir uma ultrapassagem por fora de Pérez na curva 2, novamente aprontou das suas ao acertar a traseira de Mark Webber, o que mostra que o franco-suíço não deve ter aprendido com sua suspensão há duas corridas e teve sorte de ter continuado na prova para assim receber como punição um stop & go de dez segundos, pois caso tivesse abandonado, o piloto da Lotus certamente estaria em sério risco de levar outro "gancho".
Por outro lado, com uma excelente corrida, tendo um ritmo de prova que só não foi melhor do que Vettel, algo que já tinha sido prenunciado ontem na qualificação quando fez o melhor tempo de todos aqueles equipados com os pneus duros, Felipe Massa finalmente quebrou o jejum de pódios que durava desde Yeongam em 2010, quando chegou em terceiro lugar, primeiro com uma largada limpa, livrando-se ileso dos acidentes que permearam as curvas iniciais para figurar na quarta colocação e depois, com uma tática perfeita no primeiro stint, ganhar mais duas posições até se estabelecer no segundo posto, sua posição final, em uma atuação que pode ter selado a renovação do contrato do brasileiro por mais um ano junto à Ferrari.
Outro que teve uma grande atuação foi Kamui Kobayashi, sempre muito bem centrado em seu objetivo de alcançar o seu primeiro pódio diante do público japonês. Com uma largada perfeita, o piloto da Sauber já era segundo colocado na tomada para a primeira tangência e, apesar de ter perdido uma posição para Massa por ter feito sua primeira parada mais cedo, Kobayashi soube se portar muito bem ao receber a pressão de Button nos instantes finais para levar sua torcida ao delírio em Suzuka.
Por sua vez, de contrato assinado com a McLaren para 2013, Pérez deu mostras de sua inexperiência ao jogar pela janela um bom resultado para a Sauber com o abandono no Hairpin. Na realidade, o mexicano esperava ultrapassar Hamilton da mesma forma como fizera no início da prova no mesmo local, atirando-se na freada do grampo, mas da última vez o britânico, já imunizado pela manobra anterior, trouxe seu carro para dentro após a curva 10, apanhando Pérez de surpresa, restando a ele, para evitar a batida, desviar para a direita, quando então pegou a grama e rodou.
A juventude e o excesso de confiança tem disso!
Essa foi a classificação final do GP do Japão:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Tempo de prova | |
1º
| Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault | 53 voltas em 1h28min56s242 |
2º
| Felipe Massa (BRA) | Ferrari | a 20s639 |
3º
| Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | a 24s538 |
4º
| Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | a 25s098 |
5º
| Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | a 46s490 |
6º
| Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault | a 50s424 |
7º
| Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz | a 51s159 |
8º
| Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault | a 52s364 |
9º
| Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault | a 54s675 |
10º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari | a 1min06s919 |
11º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes | a 1min07s769 |
12º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz | a 1min23s460 |
13º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari | a 1min28s645 |
14º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault | a 1min28s709 |
15º | Heikki Kovalainen (FIN) | Caterham/Renault | a 1 volta |
16º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | a 1 volta |
17º | Vitaly Petrov (RUS) | Caterham/Renault | a 1 volta |
18º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth | a 1 volta |
19º | Romain Grosjean (SUI) | Lotus/Renault | a 2 voltas/abandono |
Com a vitória, Vettel encosta de vez em Alonso, que certamente passará por grandes problemas em sustentar o topo da tabela em razão da ausência de atualizações no F2012 que vem desde o fim da fase europeia.
Apesar de Kimi Räikkönen e Lewis Hamilton terem livrado alguns pontos em relação ao espanhol, a briga pelo título deverá mesmo ficar entre os dois primeiros colocados até aqui.
Apesar de Kimi Räikkönen e Lewis Hamilton terem livrado alguns pontos em relação ao espanhol, a briga pelo título deverá mesmo ficar entre os dois primeiros colocados até aqui.
1º
| Fernando Alonso | 194 |
2º
| Sebastian Vettel | 190 |
3º
| Kimi Räikkönen | 157 |
4º
|
Lewis Hamilton
| 152 |
5º
| Mark Webber | 134 |
6º
| Jenson Button | 131 |
7º
| Nico Rosberg |
93
|
8º
| Romain Grosjean |
82
|
9º
| Felipe Massa |
69
|
10º | Sérgio Pérez |
66
|
11º | Kamui Kobayashi |
50
|
12º |
Paul di Resta
|
44
|
13º | Michael Schumacher |
43
|
14º | Nico Hülkenberg |
37
|
15º |
Pastor Maldonado
|
33
|
16º | Bruno Senna |
25
|
17º | Jean-Éric Vergne |
8
|
18º | Daniel Ricciardo |
7
|
Depois de ter sido ameaçada na liderança do Campeonato de Construtores pela McLaren no fim da temporada europeia, as duas vitórias Vettel deram à Red Bull um fôlego que pode ser determinante na busca pelo tricampeonato.
Já a Ferrari conseguiu se distanciar da Lotus e pode colocar em risco o vice-campeonato da McLaren caso Felipe Massa tenha outras boas atuações como a que teve em Suzuka.
Já a Ferrari conseguiu se distanciar da Lotus e pode colocar em risco o vice-campeonato da McLaren caso Felipe Massa tenha outras boas atuações como a que teve em Suzuka.
1º | Red Bull | 324 |
2º | McLaren | 283 |
3º | Ferrari | 263 |
4º | Lotus | 239 |
5º | Mercedes | 136 |
6º | Sauber | 116 |
7º | Force India |
81
|
8º | Williams |
58
|
9º | Toro Rosso |
15
|
Sem folga nenhuma, o circo da Fórmula 1 segue rapidamente para Yeongam, que receberá o GP da Coreia já no próximo domingo para a última corrida do ano marcada para a madrugada aqui no Brasil.
O evento coreano, em suas duas edições até aqui, foi dominado pela Red Bull, que poderia ter vencido duas consecutivas com Sebastian Vettel se o motor Renault não tivesse ido pelos ares nos instantes finais da prova de 2010.
O evento coreano, em suas duas edições até aqui, foi dominado pela Red Bull, que poderia ter vencido duas consecutivas com Sebastian Vettel se o motor Renault não tivesse ido pelos ares nos instantes finais da prova de 2010.
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