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domingo, 7 de outubro de 2012

Vettel a todo vapor


A corrida não foi das mais empolgantes, mas o resultado dela pode ter sido de vital importância para o desfecho do campeonato desse ano ao fazer a balança pender de forma acentuada para Sebastian Vettel, que embarca para o último quarto da temporada com grande vantagem psicológica sobre Alonso. 

Em Suzuka, o atual bicampeão voltou àquela velha forma que fez dele o piloto dominante em 2011. Após uma boa largada, o alemão liderou a prova de ponta-a-ponta com um carro muito superior aos demais, conforme já visto na qualificação, sendo único neste ano a vencer por duas vezes consecutivas, conquista que não seria alterada caso a hecatombe na largada não tivesse ocorrido, já que Mark Webber não mostrou condições de que alcançaria o ritmo de seu colega de equipe.


Para Alonso só resta a lamentação de ter sido eliminado de novo na primeira curva e novamente por uma Lotus, ainda que dessa vez eu entenda que a culpa pelo incidente deva recair em maior parte sobre o espanhol, que ignorou a presença de Räikkönen à sua esquerda e o toque entre ambos aconteceu com maior prejuízo para o piloto da Ferrari, que teve seu pneu traseiro esquerdo furado e abandonou a prova depois de ter tido sorte em não ser atingido por ninguém após rodar na frente de todo o pelotão.



Em evento distinto, Romain Grosjean, na ânsia de não permitir uma ultrapassagem por fora de Pérez na curva 2, novamente aprontou das suas ao acertar a traseira de Mark Webber, o que mostra que o franco-suíço não deve ter aprendido com sua suspensão há duas corridas e teve sorte de ter continuado na prova para assim receber como punição um stop & go de dez segundos, pois caso tivesse abandonado, o piloto da Lotus certamente estaria em sério risco de levar outro "gancho".

Por outro lado, com uma excelente corrida, tendo um ritmo de prova que só não foi melhor do que Vettel, algo que já tinha sido prenunciado ontem na qualificação quando fez o melhor tempo de todos aqueles equipados com os pneus duros, Felipe Massa finalmente quebrou o jejum de pódios que durava desde Yeongam em 2010, quando chegou em terceiro lugar, primeiro com uma largada limpa, livrando-se ileso dos acidentes que permearam as curvas iniciais para figurar na quarta colocação e depois, com uma tática perfeita no primeiro stint, ganhar mais duas posições até se estabelecer no segundo posto, sua posição final, em uma atuação que pode ter selado a renovação do contrato do brasileiro por mais um ano junto à Ferrari.

Outro que teve uma grande atuação foi Kamui Kobayashi, sempre muito bem centrado em seu objetivo de alcançar o seu primeiro pódio diante do público japonês. Com uma largada perfeita, o piloto da Sauber já era segundo colocado na tomada para a primeira tangência e, apesar de ter perdido uma posição para Massa por ter feito sua primeira parada mais cedo, Kobayashi soube se portar muito bem ao receber a pressão de Button nos instantes finais para levar sua torcida ao delírio em Suzuka.

Por sua vez, de contrato assinado com a McLaren para 2013, Pérez deu mostras de sua inexperiência ao jogar pela janela um bom resultado para a Sauber com o abandono no Hairpin. Na realidade, o mexicano esperava ultrapassar Hamilton da mesma forma como fizera no início da prova no mesmo local, atirando-se na freada do grampo, mas da última vez o britânico, já imunizado pela manobra anterior, trouxe seu carro para dentro após a curva 10, apanhando Pérez de surpresa, restando a ele, para evitar a batida, desviar para a direita, quando então pegou a grama e rodou.

A juventude e o excesso de confiança tem disso!

Essa foi a classificação final do GP do Japão:


 Piloto (País)Equipe/MotorTempo de prova
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renault53 voltas em 1h28min56s242
Felipe Massa (BRA)Ferraria 20s639
Kamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferraria 24s538
Jenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benza 25s098
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benza 46s490
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renaulta 50s424
Nico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benza 51s159
Pastor Maldonado (VEN)Williams/Renaulta 52s364
Mark Webber (AUS)Red Bull/Renaulta 54s675
10ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferraria 1min06s919
11ºMichael Schumacher (ALE)Mercedesa 1min07s769
12ºPaul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benza 1min23s460
13ºJean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferraria 1min28s645
14ºBruno Senna (BRA)Williams/Renaulta 1min28s709
15ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renaulta 1 volta
16ºTimo Glock (ALE)Marussia/Coswortha 1 volta
17ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renaulta 1 volta
18ºPedro de la Rosa (ESP)HRT/Coswortha 1 volta
19ºRomain Grosjean (SUI)Lotus/Renaulta 2 voltas/abandono

Com a vitória, Vettel encosta de vez em Alonso, que certamente passará por grandes problemas em sustentar o topo da tabela em razão da ausência de atualizações no F2012 que vem desde o fim da fase europeia.

Apesar de Kimi Räikkönen e Lewis Hamilton terem livrado alguns pontos em relação ao espanhol, a briga pelo título deverá mesmo ficar entre os dois primeiros colocados até aqui.


 Fernando Alonso194
 Sebastian Vettel190
 Kimi Räikkönen157
 Lewis Hamilton
152
 Mark Webber134
 Jenson Button131
 Nico Rosberg
93
 Romain Grosjean
82
 Felipe Massa
69
10º Sérgio Pérez
66
11º Kamui Kobayashi
50
12º
 Paul di Resta
44
13º Michael Schumacher
43
14º Nico Hülkenberg
37
15º
 Pastor Maldonado
33
16º Bruno Senna
25
17º Jean-Éric Vergne
8
18º Daniel Ricciardo
7

Depois de ter sido ameaçada na liderança do Campeonato de Construtores pela McLaren no fim da temporada europeia, as duas vitórias Vettel deram à Red Bull um fôlego que pode ser determinante na busca pelo tricampeonato.

Já a Ferrari conseguiu se distanciar da Lotus e pode colocar em risco o vice-campeonato da McLaren caso Felipe Massa tenha outras boas atuações como a que teve em Suzuka.


 Red Bull 324
United Kingdom McLaren283
Italy Ferrari263
United Kingdom Lotus 239
 Mercedes 136
 Sauber116
 Force India
81
 Williams
58
Italy Toro Rosso
15

Sem folga nenhuma, o circo da Fórmula 1 segue rapidamente para Yeongam, que receberá o GP da Coreia já no próximo domingo para a última corrida do ano marcada para a madrugada aqui no Brasil.

O evento coreano, em suas duas edições até aqui, foi dominado pela Red Bull,   que poderia ter vencido duas consecutivas com Sebastian Vettel se o motor Renault não tivesse ido pelos ares nos instantes finais da prova de 2010.

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