Com uma volta excepcional, sendo o único a baixar da casa de 1min31s durante todo o fim de semana, Sebastian Vettel não só encerrou a sequência de poles da McLaren, que vinha desde Hungaroring, como também, de quebra, superou Jim Clark e Alain Prost na lista daqueles que mais largaram na frente, estando agora atrás apenas de Michael Schumacher e Ayrton Senna, isso sem contar o fato de que o atual bicampeão mergulha "de cabeça" na briga pela liderança do campeonato com Fernando Alonso.
Depois de ser ameaçada no certame de construtores pela McLaren nas últimas etapas, a Red Bull só tem motivos para comemorações em Suzuka até aqui, eis que além daquilo que foi conquistado por Vettel, o time austríaco emplacou a primeira fila completa, o que não acontecia desde Interlagos no ano passado, já que Mark Webber ficou com o segundo lugar.
Neste quadro, é de ser observado que o tempo cronometrado por Vettel é simplesmente cerca de meio segundo mais rápido do que aquele marcado para o mais próximo rival de fora da Red Bull, no caso Jenson Button que, no entanto, não largará na terceira posição, e sim na oitava, já que foi obrigado a trocar a caixa de câmbio.
Depois de ser ameaçada no certame de construtores pela McLaren nas últimas etapas, a Red Bull só tem motivos para comemorações em Suzuka até aqui, eis que além daquilo que foi conquistado por Vettel, o time austríaco emplacou a primeira fila completa, o que não acontecia desde Interlagos no ano passado, já que Mark Webber ficou com o segundo lugar.
Neste quadro, é de ser observado que o tempo cronometrado por Vettel é simplesmente cerca de meio segundo mais rápido do que aquele marcado para o mais próximo rival de fora da Red Bull, no caso Jenson Button que, no entanto, não largará na terceira posição, e sim na oitava, já que foi obrigado a trocar a caixa de câmbio.
A McLaren, aliás, teve um sábado para ser esquecido pois, a despeito de ter aportado em Suzuka como favorita à vitória, terá ambos seus pilotos largando do meio do pelotão, já que além da punição a Button, Hamilton não fez mais do que a nona colocação depois de, inexplicavelmente, mudar o acerto do seu carro.
É bem verdade que a rodada de Kimi Räikkönen na Spoon, a qual provocou uma pouco bem-vinda bandeira amarela no local, atrapalhou o campeão de 2008, como também vários outros pilotos, como foi o caso de Pérez, Alonso e Hülkenberg, mas ainda sim é importante lembrar que Hamilton andou muito mal na sua primeira tentativa no Q3, o que valeu a ele essa longínqua posição na grelha de partida.
Para Alonso, no entanto, a bandeira amarela agitada no meio de sua volta mais rápida não trouxe tanto prejuízo, o que pode ser comprovado pela análise do desempenho do F2012 nas mãos do espanhol durante todo o fim de semana. Se era claro que Alonso melhoraria seu tempo na última tentativa, também não há dúvidas de que os outros pilotos também o fariam se não tivessem de abrandar a velocidade naquele mesmo setor, ficando tudo "elas por elas" no fim das contas para o atual líder do campeonato.
Já Kamui Kobayashi, com seu terceiro lugar no grid de largada em razão da punição a Button, passa por um estado de alegria misturado com preocupação eis que se vê próximo de conquistar seu primeiro pódio justamente "em casa" tendo na cabeça o episódio ocorrido quando da última vez que largou tão à frente, fechando a primeira fila em Spa Francorchamps, e foi vítima da imprudência de Romain Grosjean, justamente o piloto que largará ao lado do japonês em Suzuka.
A Mercedes, que já esteve cotada pela briga pelo título após a pole e vitória de na China, sequer conseguiu chegar à Q3, com Rosberg num distante 13º lugar favorecido justamente pelas punições que foram dadas a Schumacher pelo acidente em Cingapura, a qual atirou o multicampeão para a penúltima colocação e Hülkenberg, situação que certamente coloca Lewis Hamilton em estado de alerta após fechar seu contrato de três anos com o time de Ross Brawn.
Tal qual a Mercedes, os brasileiros voltaram a decepcionar, dessa vez por problemas das quais podem talvez ser isentos de culpa como foi o caso da eliminação de Bruno Senna já na Q1 por ter sido bloqueado por Jean-Éric Vergne (que, por isso, perdeu três lugares para a largada) na chicane Casio Triangle justamente quando vinha em sua volta mais rápida com os pneus macios, mas é certo que o piloto da Williams perdeu tempo demais gesticulando ao invés de tentar fechar sua volta para buscar a classificação, a qual poderia ter vindo facilmente ainda com esse problema.
Por seu turno, depois de ter sido o piloto mais rápido equipado com os pneus duros, ficando surpreendentemente à frente inclusive de Alonso durante a primeira parte do treino, Felipe Massa estranhamente não conseguiu melhorar substancialmente seus tempos com os compostos macios, o que o levou a ficar de fora da Q3 por apenas 21 milésimos de segundo e por isso largará em 10º com a punição justamente daquele que lhe "roubou" um lugar na última fase da classificação.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º
| Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault |
1min32s608
|
1min31s501
| 1min30s839 |
2º
| Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault |
1min32s951
|
1min31s950
| 1min31s090 |
3º
| Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min33s077
|
1min31s771
| 1min31s290 |
4º
| Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari |
1min32s042
|
1min31s886
| 1min31s700 |
5º
| Romain Grosjean (SUI) | Renault |
1min32s029
|
1min31s988
| 1min31s898 |
6º
| Sergio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari |
1min32s147
|
1min32s169
| 1min32s022 |
7º
| Fernando Alonso (ESP) | Ferrari |
1min32s459
|
1min31s833
| 1min32s114 |
8º
| Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault |
1min32s221
|
1min31s826
| 1min32s208 |
9º
| Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min33s061
|
1min32s121
|
1min32s327
|
10º | Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz |
1min32s828
|
1min32s272
|
sem tempo
|
11º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari |
1min32s946
| 1min32s293 | |
12º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz |
1min32s898
| 1min32s327 | |
13º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes |
1min33s349
| 1min32s469 | |
14º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault |
1min32s834
| 1min32s512 | |
15º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes |
1min33s015
| 1min32s625 | |
16º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari |
1min33s059
| 1min32s954 | |
17º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari |
1min33s370
|
1min33s368
| |
18º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault | 1min33s405 | ||
19º | Heikki Kovalainen (FIN) | Cateham/Renault | 1min34s657 | ||
20º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | 1min35s213 | ||
21º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth | 1min35s385 | ||
22º | Charles Pic (FRA) | Marussia/Cosworth | 1min35s429 | ||
23º | Vitaly Petrov (RUS) | Caterham/Renault | 1min35s432 | ||
24º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth |
1min36s734
| ||
107% (tempo de corte) |
1min38s471
|
A grande preocupação dos pilotos para a corrida é o desgaste excessivo que o asfalto de Suzuka vem causando aos pneus, até mais do que o esperado, algo que poderá provocar duas ou até três paradas, tornando novamente o gerenciamento da borracha a principal chave para o sucesso na prova japonesa.
Nesse aspecto, pode se esperar grandes resultados da Sauber, carro que reconhecidamente tem níveis baixos de desgaste de pneus, e de Felipe Massa, principalmente pelo que ele fez na classificação quando estava andando com os pneus duros, que devem ser utilizados pela maior parte do tempo na corrida.
Já a briga pela vitória dependerá também da largada, pois se ambos os Red Bulls conseguirem disparar na frente é certo que não serão alcançadas pelos demais, devendo ser considerado, ainda, que aqueles que partem do lado de fora tem maiores chances de um bom posicionamento na primeira curva em relação àqueles que saem na parte de dentro, como é o caso de Mark Webber, em razão da grande sujeira fora do trilho normal de passagem dos carros.
Nesse aspecto, pode se esperar grandes resultados da Sauber, carro que reconhecidamente tem níveis baixos de desgaste de pneus, e de Felipe Massa, principalmente pelo que ele fez na classificação quando estava andando com os pneus duros, que devem ser utilizados pela maior parte do tempo na corrida.
Já a briga pela vitória dependerá também da largada, pois se ambos os Red Bulls conseguirem disparar na frente é certo que não serão alcançadas pelos demais, devendo ser considerado, ainda, que aqueles que partem do lado de fora tem maiores chances de um bom posicionamento na primeira curva em relação àqueles que saem na parte de dentro, como é o caso de Mark Webber, em razão da grande sujeira fora do trilho normal de passagem dos carros.
Com o campeonato chegando em sua reta final, Suzuka é primordial àqueles que ainda pensam em alcançar Fernando Alonso no topo da tabela, principalmente em razão dos problemas de desempenho que não vêm permitindo que o espanhol brigue pela ponta desde Hockenheim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário