The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

sábado, 6 de outubro de 2012

Vettel quebra sequência da McLaren


Com uma volta excepcional, sendo o único a baixar da casa de 1min31s durante todo o fim de semana, Sebastian Vettel não só encerrou a sequência de poles da McLaren, que vinha desde Hungaroring, como também, de quebra, superou Jim Clark e Alain Prost na lista daqueles que mais largaram na frente, estando agora atrás apenas de Michael Schumacher e Ayrton Senna, isso sem contar o fato de que o atual bicampeão mergulha "de cabeça" na briga pela liderança do campeonato com Fernando Alonso.

Depois de ser ameaçada no certame de construtores pela McLaren nas últimas etapas, a Red Bull só tem motivos para comemorações em Suzuka até aqui, eis que além daquilo que foi conquistado por Vettel, o time austríaco emplacou a primeira fila completa, o que não acontecia desde Interlagos no ano passado, já que Mark Webber ficou com o segundo lugar.


Neste quadro, é de ser observado que o tempo cronometrado por Vettel é simplesmente cerca de meio segundo mais rápido do que aquele marcado para o mais próximo rival de fora da Red Bull, no caso Jenson Button que, no entanto, não largará na terceira posição, e sim na oitava, já que foi obrigado a trocar a caixa de câmbio.

A McLaren, aliás, teve um sábado para ser esquecido pois, a despeito de ter aportado em Suzuka como favorita à vitória, terá ambos seus pilotos largando do meio do pelotão, já que além da punição a Button, Hamilton não fez mais do que a nona colocação depois de, inexplicavelmente, mudar o acerto do seu carro.

É bem verdade que a rodada de Kimi Räikkönen na Spoon, a qual provocou uma pouco bem-vinda bandeira amarela no local, atrapalhou o campeão de 2008, como também vários outros pilotos, como foi o caso de Pérez, Alonso e Hülkenberg, mas ainda sim é importante lembrar que Hamilton andou muito mal na sua primeira tentativa no Q3, o que valeu a ele essa longínqua posição na grelha de partida.

Para Alonso, no entanto, a bandeira amarela agitada no meio de sua volta mais rápida não trouxe tanto prejuízo, o que pode ser comprovado pela análise do desempenho do F2012 nas mãos do espanhol durante todo o fim de semana. Se era claro que Alonso melhoraria seu tempo na última tentativa, também não há dúvidas de que os outros pilotos também o fariam se não tivessem de abrandar a velocidade naquele mesmo setor, ficando tudo "elas por elas" no fim das contas para o atual líder do campeonato.

Já Kamui Kobayashi, com seu terceiro lugar no grid de largada em razão da punição a Button, passa por um estado de alegria misturado com preocupação eis que se vê próximo de conquistar seu primeiro pódio justamente "em casa" tendo na cabeça o episódio ocorrido quando da última vez que largou tão à frente, fechando a primeira fila em Spa Francorchamps, e foi vítima da imprudência de Romain Grosjean, justamente o piloto que largará ao lado do japonês em Suzuka.

A Mercedes, que já esteve cotada pela briga pelo título após a pole e vitória de na China, sequer conseguiu chegar à Q3, com Rosberg num distante 13º lugar favorecido justamente pelas punições que foram dadas a Schumacher pelo acidente em Cingapura, a qual atirou o multicampeão para a penúltima colocação e Hülkenberg, situação que certamente coloca Lewis Hamilton em estado de alerta após fechar seu contrato de três anos com o time de Ross Brawn.

Tal qual a Mercedes, os brasileiros voltaram a decepcionar, dessa vez por problemas das quais podem talvez ser isentos de culpa como foi o caso da eliminação de Bruno Senna já na Q1 por ter sido bloqueado por Jean-Éric Vergne (que, por isso, perdeu três lugares para a largada) na chicane Casio Triangle justamente quando vinha em sua volta mais rápida com os pneus macios, mas é certo que o piloto da Williams perdeu tempo demais gesticulando ao invés de tentar fechar sua volta para buscar a classificação, a qual poderia ter vindo facilmente ainda com esse problema.

Por seu turno, depois de ter sido o piloto mais rápido equipado com os pneus duros, ficando surpreendentemente à frente inclusive de Alonso durante a primeira parte do treino, Felipe Massa estranhamente não conseguiu melhorar substancialmente seus tempos com os compostos macios, o que o levou a ficar de fora da Q3 por apenas 21 milésimos de segundo e por isso largará em 10º com a punição justamente daquele que lhe "roubou" um lugar na última fase da classificação.

Esse foi o resultado do treino de qualificação:


 Piloto (País)Equipe/MotorQ1Q2Q3
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renault
1min32s608
1min31s501
1min30s839
Mark Webber (AUS)Red Bull/Renault
1min32s951
1min31s950
1min31s090
Jenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benz
1min33s077
1min31s771
1min31s290
Kamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferrari
1min32s042
1min31s886
1min31s700
Romain Grosjean (SUI)Renault
1min32s029
1min31s988
1min31s898
Sergio Pérez (MEX)Sauber/Ferrari
1min32s147
1min32s169
1min32s022
Fernando Alonso (ESP)Ferrari
1min32s459
1min31s833
1min32s114
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renault
1min32s221
1min31s826
1min32s208
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benz
1min33s061
1min32s121
1min32s327
10ºNico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benz
1min32s828
1min32s272
sem tempo
11ºFelipe Massa (BRA)Ferrari
1min32s946
1min32s293
12ºPaul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benz
1min32s898
1min32s327
13ºMichael Schumacher (ALE)Mercedes
1min33s349
1min32s469
14ºPastor Maldonado (VEN)Williams/Renault
1min32s834
1min32s512
15ºNico Rosberg (ALE)Mercedes
1min33s015
1min32s625
16ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferrari
1min33s059
1min32s954
17ºJean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferrari
1min33s370
1min33s368
18ºBruno Senna (BRA)Williams/Renault1min33s405
19ºHeikki Kovalainen (FIN)Cateham/Renault1min34s657
20ºTimo Glock (ALE)Marussia/Cosworth1min35s213
21ºPedro de la Rosa (ESP)HRT/Cosworth1min35s385
22ºCharles Pic (FRA)Marussia/Cosworth1min35s429
23º Vitaly Petrov (RUS)Caterham/Renault1min35s432
24º Narain Karthikeyan (IND)HRT/Cosworth
1min36s734
107% (tempo de corte)
1min38s471

A grande preocupação dos pilotos para a corrida é o desgaste excessivo que o asfalto de Suzuka vem causando aos pneus, até mais do que o esperado, algo que poderá provocar duas ou até três paradas, tornando novamente o gerenciamento da borracha a principal chave para o sucesso na prova japonesa.

Nesse aspecto, pode se esperar grandes resultados da Sauber, carro que reconhecidamente tem níveis baixos de desgaste de pneus, e de Felipe Massa, principalmente pelo que ele fez na classificação quando estava andando com os pneus duros, que devem ser utilizados pela maior parte do tempo na corrida.


Já a briga pela vitória dependerá também da largada, pois se ambos os Red Bulls conseguirem disparar na frente é certo que não serão alcançadas pelos demais, devendo ser considerado, ainda, que aqueles que partem do lado de fora tem maiores chances de um bom posicionamento na primeira curva em relação àqueles que saem na parte de dentro, como é o caso de Mark Webber, em razão da grande sujeira fora do trilho normal de passagem dos carros.


Com o campeonato chegando em sua reta final, Suzuka é primordial àqueles que ainda pensam em alcançar Fernando Alonso no topo da tabela, principalmente em razão dos problemas de desempenho que não vêm permitindo que o espanhol brigue pela ponta desde Hockenheim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário